segunda-feira, 3 de maio de 2010

LUIS PENIDO

Luiz Alberto Penido (Juiz de Fora, 5 de abril de 1955) é um radialista e locutor esportivo brasileiro.

O começo da carreira foi em 1969, na Rádio Globo, sob o comando de Waldir Amaral. Penido acumula na carreira uma série de grandes vitórias, à partir de então tendo passado no exercício de outras funções como Locutor, Apresentador, Entrevistador de Jornalismo. Chegou a trabalhar simultâneamente na Rádio Mundial, hoje CBN e Rádio Eldorado, nunca deixando o Esporte, a sua grande prioridade.

Após passagens pelas rádios Nacional e Tropical, Penido entrou em 1988 para a Super Rádio Tupi, onde está até hoje como narrador titular, substituindo Édson Mauro. Ele narrou 4 mundiais de basquete, dezenas de GP'S de Fórmula 1 em diversos países, 6 Copas do Mundo e foi eleito durante 8 anos consecutivamente, o melhor Locutor de Basquete do País, e hoje é considerado por muitos o melhor locutor esportivo do Rio de Janeiro. Foi um dos tantos coroados em narrar o milésimo gol do atacante Romário em 20 de Maio de 2007 em Club de Regatas Vasco da Gama 3x1 Sport Club do Recife.

[editar] Mais sobre os seu trabalhos
Assim como seu colega de profissão José Carlos Araújo, o Garotinho, Luiz Penido é conhecido pelo apelido de O Garotão da Galera. Para se adequar ao apelido, seus bordões e temas incluem alguns trechos de músicas, a maioria infantis, que se fizeram famosas na década de 1980. Alguns deles são:

Nas ondas do rádio - Frase que Penido diz sempre após a vinheta do seu nome. É retirada da música Rádio Pirata, do grupo RPM. Por alguns anos, a parte original da citada música que diz a citada frase (desse jeito: Está no ar... nas ondas do rádio), foi ouvida como vinheta durante as transmissões de Luiz Penido.
Barato bom, barato bom é do Mengão/Vascão/Fluzão/Fogão - Bordão utilizado por Penido sempre após um gol, que é originário da música Barato bom é da barata, cantada pela Turma do Balão Mágico.
É o Garotão da galera, é Luiz Penido. Ele é o fera, fera-neném - Tema musical de Luiz Penido, baseado na música Fera Neném do grupo Trem da Alegria, cantada pelo ídolo infantil dos anos 80 Juninho Bill. Atualmente este tema é raramente ouvido.
...e o que resta dessa festa?- Frase dita por Penido durante partidas de futebol após alguma jogada que por pouco não resulta em gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário